segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Crescimento recorde do PIB e o grande potencial do Brasil

Reveste-se de grande importância a notícia divulgada esta semana do crescimento do PIB recorde – no 1º trimestre – de 8,9%. Mais auspicioso é o fato de as previsões de crescimento para 2010 projetarem que se tratará do maior crescimento anual para os últimos 24 anos, algo acima de 7%. Péssima notícia para os arraiais da oposição, cada vez mais golpista, e especialmente para a candidatura de José Serra.

Do ponto de vista mais imediato esse dinamismo se revela após mais de mais de uma década de plena ofensiva contra os direitos do povo, contra a indústria e em prol da teoria das “vantagens comparativas” perseguidas por dois governos de FHC como seguidores da agenda leonina imposta por agências como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial. Com as forças do progresso e da industrialização exercendo cada vez mais papel de proa, principalmente no segundo mandato do presidente Lula, pode-se viabilizar alguns fulcros da superação do modelo neoliberal. Fulcros estes que jogaram papel decisivo na resistência de nosso país à crise financeira. Enquanto os países desenvolvidos contavam seus desempregados a duas ou três dezenas de milhões, recordes na geração de empregos são noticiados este ano em nosso país. É o Brasil impondo-se diante da maré internacional de forma altiva, positiva e dinâmica.

Muito ainda há de ser feito em nosso país para o prosseguimento deste ciclo virtuoso. Passa pela proscrição do atual modelo de juros e câmbio que ainda atordoa nossa industria. Mas, passa principalmente pela eleição de Dilma Rousseff. Este é um processo que tem tudo para sair da fase do acúmulo de quantidade ocorrida nos quase oito anos de mandato do presidente Lula para entrar na era da transformação da quantidade em qualidade.

Nosso país tem tudo para continuar a avançar, avançar e avançar !!!

Renato Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário