terça-feira, 6 de julho de 2010

PCdoB NO AMAPÁ VAI DE PEDRO PAULO DIAS




Depois de várias semanas de indefinições, particularmente na escolha dos candidatos à governador e vice-governador nas chapas que disputarão as eleições deste ano, o cenário eleitoral finalmente está definido no Amapá. Após o encerramento do prazo das inscrições no TRE são quatro os principais candidatos que pleiteiam o governo do estado: O atual governador do estado Dr. Pedro Paulo Dias (PP) que vem a reeleição; o deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB); o ex-deputado estadual Lucas Barreto (PTB) e o atual Presidente da Assembléia Legislativa deputado Jorge Amanajás (PSDB).

Para o senado oito candidatos vão disputar duas cadeiras. Foram inscritos: João Capiberibe (PSB) e Marcos Roberto (PT); Gilvan Borges (PMDB) e Papaléo Paes (PSDB); Randolfe Rodrigues (P-Sol); Waldez Góes (PDT) e Astalair Martins (PCdoB); Cláudio Góes (PSTU);

As composições no Amapá ficaram definidas da seguinte forma: A coligação “O Trabalho Precisa Continuar” é formada por PP, PDT, PCdoB, PR, DEM, PRB, PTdoB, PHS e PSL. Depois vem a Coligação “União Popular Pela Mudança” de Lucas Barreto (PTB) e Jaime Nunes (PSDC), que tem PTB, PSDC, PMN, PCB, P-SOL, PRP, PTC e PRTB. A família Capiberibe apresenta Camilo Capiberibe, filho do ex-governador do Estado João Capiberibe, pra disputa do governo estadual tendo como vice Dora Nascimento do PT. Essa Coligação “Frente Popular” é composta apenas de PT e PSB. O minúsculo PSTU também apresenta Genivaldo Cruz como candidato ao governo do Estado e Andréia Simone como vice.

Por outro lado, o PSDB de José Serra apresenta para a disputa ao governo do Estado o Presidente da Assembléia Legislativa do estado deputado Jorge Amanajás que tem como vice a deputada Francisca Favacho (PMDB). A sua Coligação “Amapá mais forte” é composta dos seguintes partidos: PSDB, PMDB, PPS, PV, PSC e PTN.

Milhomen chegou a ser convidado a ser vice

O deputado federal pelo PCdoB Evandro Milhomen chegou a ser convidado pelo atual governador Pedro Paulo Dias (PP) pra ser o seu vice em sua chapa. Essa informação pegou Milhomen e a militância do partido de surpresa, mas foi muito bem aceita. As lideranças políticas do estado de diversos partidos, inclusive da maioria dos partidos aliados, chegaram a considerar a escolha muito boa, houve até a manifestação pública de aprovação de 10 (dez) dos 16 (dezesseis) prefeitos do pequeno estado do Amapá. Mas tal proposta esbarrou nos interesses menores do DEM e do PDT que chegaram até a ameaçar abandonar a campanha do atual governador caso o comunista Milhomen permanecesse como vice. Por fim, emplacaram o ex-secretário de estado Alberto Góes do PDT.



O cenário da disputa

O atual governador e candidato à reeleição Pedro Paulo Dias (PP) é sucessor na gestão do estado do ex-governador Waldez Góes (PDT) e se movimenta com desenvoltura no processo, mas deverá ser o alvo principal na disputa dos demais concorrentes. Pra enfrentar o fogo cerrado da oposição já contratou o consagrado publicitário Duda Mendonça. É o candidato que reúne o maior número de partidos, quase todos da base de sustentação do governo Lula, a exceção fica por conta do DEM que “embarcou” na sua campanha na última hora. Por conta disso, esse deverá ser um dos palanques da ex-ministra Dilma Russef (PT) aqui no estado. O cenário da disputa por hora, segundo as pesquisas, está em equilíbrio.

O PT segue dividido

O Partido dos Trabalhadores rachou aqui no estado. A deputada federal Dalva Figueiredo, acompanhada da Presidente estadual do partido Nilza Amaral, sem maioria na direção do partido e defendendo a coligação com o PP, tiveram que assistir a debandada do partido para junto do PSB patrocinada pelo deputado estadual Joel Banha e o prefeito de Santana Antonio Nogueira. Conclusão, metade do partido fica com o candidato do PSB Camilo Capiberibe e a outra metade com o atual governador Pedro Paulo Dias do PP.

O projeto eleitoral do PCdoB

O Partido Comunista do Brasil no estado apresentou apenas a candidatura do atual deputado federal Evandro Milhomen para a reeleição numa ampla coligação (Chapão) que inclui o PP, PDT, DEM, PCdoB, PR, PRB, PHS e PTdoB. Essa chapa é composta de 24 candidatos (sendo que 4 deles já são deputados federais) disputando de 04 a 05 (cinco) vagas. A linha de corte prevista é algo em torno de 43 mil votos. A expectativa do partido é de que o deputado Evandro Milhomen seja um dos mais bem votados dessa coligação.  

Para a disputa a uma das vagas na Assembléia Legislativa o partido fez opção de compor apenas com o PP. O PCdoB apresentou seis candidatos que somados aos 23 do PP dá uma nominata de 29 candidatos disputando de 02 a 03 vagas. O deputado estadual e líder do PP na Assembléia Legislativa Edinho Duarte deverá ser o principal “puxador” de votos dessa coligação. Os candidatos do PCdoB são: Eury Farias, Marlon Oliveira, Evandro Siqueira, Ruberney Montes, Walber Silva e Téo Barbosa da Silva.

O Projeto eleitoral do partido no estado  está focado na reeleição do deputado federal Evandro Milhomen e de 01 (um) deputado estadual e na disputa para o senado.

Um comunista para o senado

Pela primeira vez na história do PCdoB no estado do Amapá será apresentado um candidato próprio ao senado da República, que atende pelo nome de Astalair Martins. Este camarada de 39 anos é goiano, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em gestão pública. Mora há mãos de 15 anos no estado e presta assessoria a Associação dos Municípios do Estado do Amapá – AMEAP. Trata-se de um camarada experiente e com bom potencial político.

A indicação do nome de um camarada do partido para o senado faz parte de nossa política de projeção de novas lideranças no cenário político-eleitoral no estado e dá impulso ao protagonismo do PCdoB.

É grande a unidade do partido em torno do Projeto Eleitoral, e a Convenção estadual foi uma prova disso. Mais de 2.000 (duas mil) pessoas prestigiaram o evento. Agora é arregaçar as mangas e partir pra luta em busca da vitória em 03 de outubro.

De Macapá
Luiz Pingarilho


Um comentário:

  1. Sem dúvida um administrador com Astalair Martins irá fazer toda a diferença nesta candidatura ao senado, precisamos de gente nova na politica!!!!!

    ResponderExcluir