terça-feira, 1 de junho de 2010


INQUIETAÇÕES DA JUVENTUDE

Estive participando como palestrante do 9º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista – UJS realizado no domingo dia 30.05.2010 no auditório do CETA em Macapá do tema “A Conjuntura Política e as eleições de 2010”. O evento contou com mais de 150 jovens de vários municípios do Estado e fiquei surpreso com as questões levantadas pelos jovens presentes a respeito do
Maria da UJS e Luiz Pingarilho



Foi grande o interesse dos jovens presentes ao 9º Congresso da UJS sobre o tema da conjuntura política e as eleições deste ano. Muitos se pronunciaram a respeito do tema concordando ou não mas sempre deixando algumas perguntas no ar. Aqui eu gostaria de apresentar algumas perguntas lançadas pelos jovens que nós procuramos responder, senão vejamos:

1- Você não acha que a Dilma é a sombra do Lula?

Então eu respondi em tom de irônico que se for mesmo uma sombra ela causa inveja a muitos concorrentes pois a sombra do Presidente Lula assombra qualquer adversário. Na verdade, o que está por trás dessa questão é o interesse da oposição de tentar levar o debate sucessório para o terreno de questões menores em detrimento da politização. A medida que o Brasil assume um papel protagonista no mundo como a mediação em Teerã, fica cada vez mais difícil combater esse governo politicamente.

2- A Dilma está preparada para governar o Brasil?

Evidentemente que a Dilma é a candidata mais preparada. Não podemos esquecer que ela foi a “gerente” do governo do Presidente Lula. Não tem um só Programa de governo que não tivesse o dedo dela, aliás o êxito de todos eles deve-se a sua perfeita condução. Aqui na região norte o PAC já começa a dar resultados e a ser reconhecido como um programa estrutural e de longo alcance social. Ela conhece o governo, conhece as lideranças políticas e conhece o Brasil e suas necessidades. A Dilma é a candidata do Presidente Lula, e ao mesmo tempo a que reúne melhores condições para a continuidade ao novo Projeto de Nação em debate hoje no país. Está pronta pra ser a primeira mulher Presidente do Brasil.

3- É verdade que o PCdoB está atrelado ao PT?

Essa pergunta embora tenha um viés provocador ela serve também para observarmos como a nossa política de alianças causa um certo frisson em alguns segmentos da vida política. Temos uma aliança com o Partido dos Trabalhadores há mais de 20 anos. O PCdoB foi o único partido, além do PT, a apoiar desde o primeiro turno as cinco campanhas do presidente Lula. Seu apoio e participação nos dois governos representam a evolução do seu pensamento político sobre a presença dos comunistas em governos de coalizão no capitalismo. Entretanto, nunca abrimos mão de nossa autonomia política. Atuamos e apoiamos o governo Lula na condução das mudanças e da implementação de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento pro país. O PCdoB, ao contrário de alguns, não é aliado de viagem; manter uma relação duradoura e respeitosa com um aliado como o PT não é nenhum demérito, muito pelo contrário, demonstra sabedoria e coerência.

4- O movimento social tem se fortalecido no governo Lula?

Tem se fortalecido sim porque tem recebido um tratamento respeitoso do governo e tem avançado em suas reivindicações. Não podemos esquecer que nos governos passados esse movimento era tratado como “baderneiros” e “foras da lei”, como é o caso do MST. Hoje são muitos os canais de diálogo criado por Lula com os movimentos sociais e existe política de governo para vários segmentos, embora ainda insuficientes.

5- Qual a posição do PCdoB no Amapá em relação ao governo do Dr. Pedro Paulo Dias do PP?

A nossa posição será de colaboração. O governo do Dr. Pedro Paulo Dias, na nossa opinião, é uma continuidade do governo de Valdez Góes e deve dar andamento aos Projetos de desenvolvimento do Estado. Tem assumido o compromisso de apoio a candidatura da ex-Ministra Dilma Russef e conta com a participação em seu governo dos partidos que estão no campo do governo Lula. Vamos lutar por sua vitória em outubro
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário