domingo, 10 de outubro de 2010

Conselho Político

Propus aos candidatos Camilo Capiberibe e Lucas Barreto a criação de um Conselho Político composto pelos partidos aliados em seus programas de governo para a disputa ao governo do Amapá agora no segundo turno.
A criação de um Conselho como esse não é uma mera formalidade. Ele tem um papel importante no debate das questões políticas de governo. Além disso, ele pode sim ajudar na implementação do plano de governo que, em alguns casos, acaba sendo esquecido pelos governantes diante de novos problemas administrativos que acabam surgindo no curso da gestão.
Ele estimula uma participação mais ativa dos partidos nos êxitos do governo, assim como, nos momentos de crise. Embora um Conselho desse tipo seja apenas consultiva ele ajuda muito um governo que se proponha democrático e valoriza os partidos.
Na verdade os partidos políticos no Brasil são lembrados apenas no início e no final das campanhas, depois eles são esquecidos.
Enquanto a reforma política não vem para mudar essa realidade é importante criar mecanismos que ajudem no aprimoramento do processo democrático. O Conselho Político se virar uma realidade aqui no estado ajudará também a reconhecer nos partidos um importante canal de diálogo e fortalecerá a democracia.

Luiz Pingarilho
Presidente Estadual do PCdoB/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário